Este é um post dedicado às meninas de cabelos cacheados, ondulados ou lisos incontroláveis (leia-se volumosos). Pretendo fazer uma série falando para vocês de inovações para o tratamento desses tipos cabelos. E para este primeiro, começarei a falar de duas técnicas bem diferentes e que trazem ótimos resultados.
Vocês já ouviram falar nas técnicas no poo e low poo?
Grande parte de vocês eu tenho certeza que vai responder "não". Então vamos por partes...
Os cabelos volumosos e cacheados, durante a última década, perderam seu espaço para os cabelos extremamente lisos e comportados.
O mercado de secadores, chapinhas, alisantes e das escovas nos seus mais variados nomes, cresceu enormemente e acabou por produzir um ideal de cabelo liso nas mulheres que não os tinham. Essa mulheres chegaram ao ponto de ficar carecas, com o cabelo extremamente ressecado, com uma aparência esticada, espichada, grudada e horrorosa que não teriam se soubessem como cuidar dos seus cabelos naturais.
Não que os cabelos lisos não tenham a sua beleza, claro que têm! Mas a visibilidade que eles tomaram por conta da mídia e do consumismo motivado pela indústria de cosméticos, forçaram quem não se enquadrava nesse padrão a adotá-los, prejudicando a saúde das pessoas e dos cabelos em favor de moldes.
Ainda bem que depois de todo esse estrago, começou-se um movimento no sentido contrário, de realçar a beleza natural dos cabelos. E é nesse contexto que se inserem as técnicas no e low poo.
Uma cabeleireira americana chamada Lorraine Massey, autora do best-seller Curly Girl e dona da linha de cosméticos DevaCurl, nomeou duas técnicas já muito usadas pelas negras americanas para tratar seus cabelos com esses nomes (quem quiser saber mais é só acessar o Devas Brasil). Essas duas técnicas ajudam no tratamento de cabelos ressecados, secos, cacheados, crespos, sem forma, e por aí vai... Elas ajudam a manter a hidratação natural do cabelo a partir da diminuição ou extinção do uso de shampoo no cabelo.
E as técnicas se resumem no seguinte:
Low poo: lavar os cabelos usando menos shampoo. Para isso, pode-se fazer o uso de bicarbonato de sódio em vez do shampoo.
No poo: lavar os cabelos sem usar shampoo. Para isso, Lorraine indica usar suco de limão diluído em água uma vez por semana.
Obviamente, é de se esperar que vocês estranhem as técnicas, até porque é da cultura da mulher brasileira acreditar na sensação orgásmica da espuma mostrada nas propagandas como um dos benefícios do shampoo na sua vida, não visualizando de modo algum os malefícios que ele traz ao cabelo.
Contudo, me respondam: quantas de vocês são satisfeitas com seus cabelos usando os meios e cosméticos ditos normais?
É preciso, então, abrir a mente para métodos novos. A ignorância é a maior inimiga que se pode ter, é ela que dá origem aos preconceitos e não nos permite tentar coisas novas que poderiam muito bem nos satisfazer. Por isso, antes de criticar, tentem conhecer e entender coisas novas, elas podem surpreender no futuro!
Continuando minha campanha anti-shampoo, e agora que já fomos apresentados às técnicas da Lorraine Massey, vou explicar pra vocês o motivo de eu ser contra o shampoo.
Já há algum tempo resolvi por fim às químicas que eu usava no cabelo, mas não sabia como fazer isso. E foi aí que eu começei a me informar mais.
Eu sou dona de cabelos muito cacheados (e até crespos em determinadas regiões) e muito, muito volumosos. Tive problemas imensos de auto-estima durante a adolescência por conta do meu cabelo inadaptável ao padrão lisíssimo.
Essa fase piorou com o tempo e eu finalmente resolvi me render às químicas para deixá-lo domável na raiz. Se existe tecnologia para me deixar feliz, por que não usá-la? Correto? Não! Foi um dos maiores erros que já cometi na vida. Comecei a fazer relaxamentos de três em três meses e fui notando que o cabelo ficava lindo durante umas duas semanas, depois começava a ficar extremamente ressecado, a cair muito e, com o tempo, começou a perder todos os cachos. E aí se iniciou a fase sem definição do cabelo (argh!).
Mesmo assim, não consegui me livrar do hábito da química, continuei usando enquanto dava, inclusive porque eu acreditava não ter tempo suficiente pra cuidar dos cabelos, até que ocorreu a gota d'água: meu cabelo teve quebra química... Claramente resolvi deixar a escravidão e este é o ponto onde eu queria chegar.
Comecei a pesquisar mais sobre cabelos cacheados, fiquei fanática por artigos, livros, fóruns, blogs e etc., querendo por tudo um cabelo que me deixasse feliz comigo mesma e ao mesmo tempo fosse prático pra mim.
Coloquei o cabelo em recuperação: no início usava produtos indicados pra cabelos caheados, mas continuava com dois problemas terríveis, caspa e indefinição, e aí eu descobri o no poo e resolvi tentar, afinal já tinha feito quase tudo e nada adiantava, e o resultado foi esse:
O método de tratamento foi o melhor que eu já experimente, meu cabelo nunca me deixou tão feliz. Eu indico totalmente!
p.s.: O objetivo deste post não é fazer com que você conheça a minha história capilar ou comovê-la com os meus problemas de auto-estima... De modo algum, só quero que você perceba que, independente de como é o seu cabelo, ele é bonito e é apenas uma questão de saber como tratá-lo para ter ele macio, brilhante, volumoso, comportado, de qualquer jeito que você queira, desde que você se sinta feliz e se aceite como é.
p.s. 2: Depois de terminar, reparei que em todas as fotos eu tô sorrindo, parece até aqueles programas de transformação de tv a cabo, foi mal por isso ;D
Você acredita em tudo que as propagandas mostram como resultado de um produto? Você conhece todos os efeitos que um determinado cosmético produz no seu cabelo? E se o cosmético em questão for o seu shampoo?
No primeiro post da série, apresentei a vocês uma história bem resumida de duas técnicas de tratamento pra cabelos cacheados, no poo e low poo; no segundo, mostrei os resultados na minha pessoa; e agora vou fundamentar cientificamente para as mais incrédulas, resolvi mostrar a coisa de maneira mais técnica pra quem só acredita quando tem toda uma base por trás da história.
O que eu posso dizer, primeiramente, é que a literatura científica que aborda qualquer pesquisa relacionada aos produtos cosméticos, sobretudo os relacionados a cabelo, é muito recente. Esse também é um dos motivos dessa indústria ainda abusar dos consumidores.
No livro Curly Girl, Lorraine Massey inicia seus 12 passos para os cachos perfeitos falando das diferenças entre cabelos cacheados e os lisos, mostrando o porquê da adoção das técnicas.
Em primeiro lugar, isso decorre da diferença estrutural entre os cabelos. Cada etnia possui um tipo de estrutura do fio, necessitando de intervenções cosméticas diferentes. Os cabelos cacheados, ao contrário do cabelo liso, de estrutura cilíndrica, são comparados por ela, de maneira muito interessante por acaso, a um ribbon candy.
Ela também fala de outra diferença substancial: as pessoas de cabelos lisos possuem muito mais fios no couro cabeludo, em média 120 mil, enquanto as de cabelos cacheados possuem apenas 100 mil. Isso tem implicações na oleosidade do couro cabeludo e, conseqüentemente, no modo de tratar esses cabelos. Como uma cabeça lisa possui um número maior de folículos, a produção de sebo também é muito maior. Além disso, em virtude da estrutura cilindrica, a oleosidade pode "escorrer" pelo fio livremente, chegando da raiz às pontas sem muito esforço. Já o cabelo cacheado, além de possuir naturalmente uma produção menor de oleosidade, tem um impedimento estrutural, concentrando a oleosidade na raiz, sendo portanto, muito mais seco (e ressecável) que os lisos.
Os shampoos, por sua vez, possuem substâncias detergentes (sufactantes) em sua composição, como o Lauril Sulfato de Sódio. Essas substâncias são responsáveis pela remoção dos componentes que os laboratórios encontraram para realçar o brilho do cabelo, os silicones. Componentes estes que se impregnam nos fios e acabam, com o tempo, deixando aquela aparência de sujeira.
Lorraine considera os silicones como "maquiadores" do fio, disfançando as imperfeições que o cotidiano deixa neles e não protegendo os fios, como teima em alegar a indústria de cosméticos. Além disso, ela afirma que, como os silicones se grudam aos fios, não permitem às substâncias hidratantes presentes nos condicionadores e cremes de tratamento, penetrarem no fio, a fim de deixar os cabelos mais maleáveis e fechar as cutículas. Por isto, ela diz que se deve retirar tais substâncias do seu uso diário.
O uso do shampoo se faz indispensável justamente para a limpeza dos silicones que ficam nos fios e não saem somente com a água (existem também silicones solúveis). Mas o que acontece, na realidade, é que ele não limpa só o silicone, ele danifica a estrutura do fio com o tempo, retira a oleosidade natural e nunca sai por completo no enxágüe. Segundo Inés Joekes, pesquisadora da Unicamp, uma das pioneiras em se tratando de cabelos no Brasil e no mundo, "O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas".
Além disso, os shampoos também trazem em sua composição substâncias responsáveis pela espuma, as quais, na realidade não têm função alguma na limpeza. Como disse anteriormente, há uma cultura entre os consumidores, estimulada pela indústria de cosméticos, de que a limpeza existe onde há muita espuma e isso é incorreto. Inés adverte que “As pessoas precisam saber que a espuma não exerce qualquer função na limpeza dos fios. Não serve para nada, a não ser obrigar as pessoas a gastarem mais água para tirá-la da cabeça”.
Do mesmo modo, os cabelos cacheados, por serem menos oleosos, também possuem as cúticulas dos fios mais eriçadas, ou seja, os fios ficam porosos e absorvem muito mais a espuma no momento da lavagem, Lorraine compara os fios cacheados a uma esponja e o shampoo ao um detergente (o que não deixa de ser): nas esponjas sempre resta espuma depois de usar um detergente, por mais que você enxagüe.
No entanto, as marcas de cosméticos em sua grande maioria, não considera esses pontos na hora de tratar os fios, desrespeitando os tipos de cabelo e não alcançando de maneira alguma os resultados prometidos. "O xampu que deixa um tipo de cabelo com bom aspecto pode proporcionar um resultado completamente adverso em outro. Acontece que esses produtos são lançados com tal estardalhaço no mercado, que os consumidores são levados a comprá-los pelo menos uma vez", afirma Inés.
O cabelo cacheado, principalmente, precisa de um tratamento diferenciado e o uso do shampoo é um dos fatores que contribui para a aparência ruim deles, motivo pelo qual Lorraine propõe ao menos a redução das substâncias detergentes.
A inovação trazida pelas técnicas no e low poo é justamente a possibilidade de se limpar os cabelos sem elas, não agredindo, pois, a estrutura dos fios e não retirando a oleosidade natural do cabelo.
Alías, é preciso se fazer uma diferença entre a limpeza do fio e do couro cabeludo. Lorraine propõe que se retire da sua rotina diária de cuidados com o cabelo, os produtos que contenham silicone, já que você não usará shampoo, para que não haja necessidade de se limpar os fios. A limpeza ocorrerá somente no seu couro cabeludo, ou seja, não haverá o risco de problemas como caspa em decorrência do excesso de oleosidade e você não retirará a oleosidade do fio, deixando livres para agir os recursos de proteção do fio como a natureza os concebeu. O suco de limão e o bicarbonato de sódio, substâncias propostas por ela para a limpeza, farão essa função de maneira perfeita e não prejudicarão os seus fios.
Ufa! Espero que vocês tenham entendido, afinal eu escrevi bastante. Qualquer dúvida sobre o assunto, estou aqui para ajudá-las.
Como eu mesma esperava, algumas leitoras se manifestaram contra o no poo antes mesmo de eu esgotar o assunto. Digo que já esperava, porque mesmo entre as cacheadas que já conhecem essa e outras técnicas de tratamento existe um preconceito muito grande.
Contudo, eu não estou obrigando ninguém a usar, estou apenas apresentando dados e mostrando os resultados que eu obtive. Conheço inúmeras pessoas que usaram e usam, tanto o no poo quanto o low poo, e ambas as técnicas se adaptaram, desde que fossem seguidas da maneira correta, enquanto outras pessoas propagam por aí críticas das mais variadas formas, algumas com razão por já terem testado (da maneira correta) e não terem obtido o resultado esperado, e outras sem fundamento nenhum, pois não fizeram a rotina correta e, obviamente, não alcançaram o resultado. Mas, então, o que seria essa maneira correta?
No primeiro post da série, eu me restringi a apresentar as duas técnicas, explicando um pouco da história, mas não me estendi muito, justamente porque pretendia fazer isso num momento posterior. No terceiro, eu já expliquei um pouco melhor, mas vou esclarecer bem mais no de hoje.
As rotina no e low poo consistem na extinção de dois componentes da sua vida: silicone (outros derivados de petróleo também) e shampoo.
Basicamente, não há grande dificuldade em se manter na rotina se você tiver disciplina, resistindo à tentação dos lançamentos cosméticos que não vão lhe servir por possuírem silicones nas fórmulas, assim como se adaptar a ler os rótulos dos produtos antes de comprar e se desacostumar da espuma.
Em primeiro lugar, é preciso fazer uma desitoxicação do cabelo. Use um shampoo anti-resíduos no cabelo para remover todo e qualquer silicone que exista nele. Somente a partir desse passo, você poderá iniciar a rotina.
Feito isso, compre produtos sem silicone, para isso é preciso saber a diferença entre os silicones solúveis e os não solúveis, vou fazer um post sobre isso ainda (mas quem tiver interesse em começar logo, eu indico produtos que eu já usei, é só me pedir). Para as meninas de cabelos crespos e cacheados, é obrigatório ter um creme de tratamento, um bom condicionador e um leave in.
Você não irá comprar shampoo, não se esqueça disso! O que você irá usar para substituí-lo, dependendo de qual rotina escolher, é:
No poo: suco de limão (200 ml água + caldo de um limão), para ser usado apenas uma vez na semana, nos outros dias você só irá lavar os cabelos com condicionador (chama-se co-wash).
Low poo: bicarbonato de sódio dissolvido em 200 ml de água, para ser usado em substituição ao shampoo, ou seja, cada vez que você lavar o cabelo.
No caso da co-wash, existem pessoas que preferem não usar o mesmo condicionador que usam depois de "lavar" o cabelo. Geralmente, para os cabelos cacheados e crespos, como possuem oleosidade concentrada na raiz e, por isto, tedência à caspa, indica-se um condicionador pouco hidratante para a limpeza, enquanto o outro deve possui esse potencial muito maior.
Uma vez por semana, tente também usar um creme de tratamento, isso diminuirá o frizz e manterá seu cabelo brilhoso, macio e com menos volume.
A Lorraine Massey, maior representante da ténica de tratamento, como eu já disse, é dona da DevaCurl, linha de cosméticos politicamente correta (não testa seus produtos em animais) para cabelos crepos, cacheados, ondulados e secos de um modo geral voltada para essas duas rotinas. Ela possui representação no Brasil, e é utilizada em diversos salões. No entanto, a linha é profissional e não muito ace$$ível, mas para quem quiser, ta aí uma opção.
E é isso, aprendendo a ler os rótulos, tudo acaba virando costume e fica muito fácil. Os resultados não são imediatos, demoram mais ou menos de duas a três semanas para aparecer, por isso não desista antes de verificar se deu ou não certo. Por fim, você sentirá cada vez menos necessidade de hidratar o cabelo, e seu cabelo ficará com uma aparência muito mais saudável e forte.
Chegamos ao final da saga anti-shampoo! E agora vou lhes contar certos segredinhos meus: Comecei a fazer a técnica em Fevereiro mesmo fazendo várias besteiras no meu cabelo pintei com tinta permanente, 1 semana depois passei casting MARRON PRALINÉ e dois dias depois passei o casting ameixa, mesmo assim vim uma melhora ele não está tão ressecado como se eu estivesse usando shampoo. Lembre-se eu lavo os cabelos todos os dias e toda hora que tomo banho se tomar banho 10 vezes 10 vezes lavo os cabelos fiz um propósito comigo mesma até agosto pretendo estar com os cabelos impecavéis:
NÃO CUSTA NADA TENTAR
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário